Anuncio
Pub

Blog Ecos Deodorense

11 de setembro de 2017
última atualização em 14 de setembro de 2017 às 07:09

Blog Ecos Deodorenses: Emancipação Política de Alagoas

Ilustração

O Alvará Régio de 16 de setembro de 1817,constituindo a província de Alagoas Capitania independente separada de Pernambuco’ “foi um ato de prova de gratidão por parte da Coroa Portuguesa pela fidelidade de Alagoas à monarquia”. Ao se tornar independente a Capitania de Alagoas passou a funcionar sua sede na nossa cidade (atual município de Marechal Deodoro).

Quatro fatores importantes contribuíram para a nossa emancipação: A população, sua produção agrícola, pecuária e industrial.

População –Em Alagoas,pouco tempo antes de sua emancipação, foi feito por determinação da Coroa Portuguesa um recenseamento pelo conselheiro Velloso e na época tinha aproximadamente 111.273 habitantes. A renda de Alagoas era maior que a de Pernambuco.

Agrícola – As principaisproduções de Alagoas eram o açúcar, algodão, couros, legumes de todo tipo, farinha de mandioca, azeite de mamona, fumo, coco e madeiras para construção naval. Todos esses produtos eram consumidos no mercado interno e também exportados para a Europa e Estados Unidos.

Pecuária -A criação de gado foi introduzida no Brasil na época da instalação das Capitanias Hereditárias e também as criações de cavalos, porcos, carneiros e galinhas.O gado fornecia ao homem a carne, para alimento da população, a força da tração para as moendas do engenhosubstituindo a força humana escrava. Com o Carro de boise fazia o transporte dos partidos de cana para o engenho e o açúcar para os portos de embarque e ainda de mercadorias e pessoas. Com o crescimento da atividade pecuária começa as grandes feiras de gado e com isso o grande crescimento da pecuária em Alagoas.

Industrial – Sem dúvida, a indústria canavieira inicial no Brasil com os seus Engenhos foi o grande fator econômico da província de Alagoas, onde registramos 180 engenhos no ano de sua emancipação.Na primeira metade do século XX, surgiram as usinas de açúcar. A meta principal dos usineiros era o controle de todos os negócios da economia açucareira e não contentesapenas com o fim dos engenhos, passaram a aglutinar terras em torno de suas fábricas, tornando-as propriedades de alguns desses donos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.