Anuncio
Pub

Blog Ecos Deodorense

20 de agosto de 2017
última atualização em 22 de agosto de 2017 às 16:08

Patrimônio Histórico e Cultural do município de Marechal Deodoro

Divulgação.

Igreja Senhor do Bonfim – Não se sabe com exatidão a data de sua construção, porém pode-se afirmar ser do inicio do século XVII, sendo, desta forma, a primeira Igreja construída em nosso município. Seu patrimônio foi estabelecido em 1611 partindo do Rio Sumaúma em Taperaguá até o Rio Cabreiras, com todas as matas contidas entre estes rios. Na mesma oportunidade se estabeleceu o Patrimônio de N.S da Conceição, à partir do Rio Sumaúma até as Pedreiras no atual bairro da Poeira, começando assim o segundo povoamento em toda extensão da atual rua da matriz.

Igreja Matriz de N.S. da Conceição – Sua construção, conforme gravação no seu frontispício, foi concluída no ano de1783. Esta Igreja tem um referencial muito rico e foi local dos principais acontecimentos de nossa cidade. Foi visitada por Dom Pedro II e sua esposa a Imperatriz Dona Teresa Cristina, Marechal Deodoro da Fonseca o Proclamador da República do Brasil e primeiro Presidente do Brasil e todos seus irmãos nascidos aqui,nela se batizaram inclusive Pedro Paulino da Fonseca o Primeiro Governador de Alagoas.

Cadeia Pública – Antes era um armazém de sal e depois de uma grande reforma, no ano de 1850 passou a ser a Cadeia Pública e Casa de Câmara da Província de Alagoas. Tendo como destaque no seu frontão sobre sua porta principal um brasão imperial. Sua construção era estratégica e ficava na parte mais alta da cidade de onde se ver toda parte lagunar do município.

Palácio Provincial – Este prédio abrigou a Sede da Província de Alagoas até a data de 9 de dezembrode 1839, quando houve a transferência da Capital para a cidade de Maceió. Anos depois,em 7 de abril de 1961,a prefeitura de Marechal Deodoro adquiriu o referido prédio e após serem feitas algumas adaptações instalou ali sua sede de forma definitiva.

Casa de Deodoro – A importância histórica desta casa é muito grande. Nela viveu o casal Manoel Mendes da Fonseca e Rosa da Fonseca onde nasceram também nove dos dez filhos do casal. Em 1983 esta casa se encontrava em ruinas e a Prefeitura de Marechal Deodoro resolveu restaurá-la e fazer ali um local de visitação pública e de informações turísticas sobre o Patrimônio Histórico e Cultural e a vida do símbolo maior do nosso município MARECHAL DEODORO DA FONSECA, O maior dos maiores brasileiros.

Nota: Na próxima publicação daremos continuidade e conclusão do assunto.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.